Escola Municipal “José Lucas de Figueiredo”
Professora: Nívea de Faria Alves Ribeiro
Tema: Biografia
Publico Alvo:8º Ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos
Material utilizado:
Textos biográficos do livro Encontro e Reencontro
Revista Contigo
Justificativa:
Conhecer apenas a obra de um autor não é mais suficiente; é preciso conhecer também o autor. Conhecer quem é o autor, de onde ele vem, saber sua historia de vida, conhecer o contexto de vida no qual o autor esta inserido para entender , compreender o que ele quis inferir ao escrever o texto.
A biografia ajuda-nos a conhecer o outro e suas perspectivas e analises humanas.
Objetivos:
Analisar varias biografias.
Diferenciar biografia e autobiografia.
Redigir textos biográficos em terceira pessoa.
Desenvolvimento:
Os alunos leram um artigo da Revista Contigo chamado 3X4 que apresenta entrevistas com pessoas famosas.. após a leitura cada aluno , escolheu vinte perguntas que eles iriam responder em seguida. Após responderam alguns alunos leram o resultado de suas próprias entrevistas.
Os alunos leram a biografia de dois escritores famosos como : João Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Após a leitura debatemos os pontos em comum e divergentes das duas biografias.
Conversamos e discutimos sobre a diferença que existe entre biografia e autobiografia.
Cada aluno redigiu sua autobiografia, levando em conta dados importantes que devem conter uma autobiografia como: data de nascimento, filiação, características físicas e psicológicas, anseios e desejos para o futuro. Após os alunos concluírem suas autobiografias eles trocaram os cadernos com os colegas. Cada aluno com a auto biografia do colega redigiu a biografia em terceira pessoa, utilizando o rascunho do colega, observando os pontos essenciais que devem conter uma biografia.
Avaliação:
Houve grande participação dos alunos durante os debates, analises e na execução das atividades escritas. Eles não apresentaram dificuldades para realizarem as tarefas propostas.
Anexo:
J. B. F.
Nasci mo dia 05 de novembro de 1996 em Paraopeba, MG. Sou filha de F.C.F., fazendeiro e de M.S.B.F, dona de casa.quando pequena, gostava de brincar de casinha, andar a cavalo com meu pai, brincar com meu irmão, ir a casa de meus tios. Quando era criança, sempre desejei ser cantora porque gosto muito de cantar. Nos anos iniciais de minha vida escolar estudei na Escola Municipal “José Lucas de Figueiredo”, zona rural do Povoado da Picada. Sempre fui uma boa aluna, fora as bagunças e as conversas.
Hoje, com 12 anos ainda continuo estudando na mesma escol, onde estou cursando o 8º Ano do Ensino Fundamental. Como estudante procuro sempre estudar e fazer o Maximo para ser uma boa aluna. Desde pequena desejei ser cantora mas com o passar do tempo estou mudando e vendo que não tenho vocação e desejo ser engenheira ambiental.
Sou uma jovem extrovertida, moro na fazenda Saco Comprido, na Zona rural da Picada, pertencente a Paraopeba. Sou uma pessoa de estatura mediana, parda, cabelos castanhos claros e lisos, olhos castanhos escuros.
Espero do futuro :ser uma pessoa boa humilde, feliz e que tenha muita saúde.
J. B. F.
Nascida no dia 05 de novembro de 1996 em Paraopeba, MG.filha de F.C.F. e M.S.B.F. dona de casa. Quando era pequena gostava de brincar de casinha e com seu irmão, andar de cavalo com seu pai e ir a casa dos tios. Quando era criança, desejava ser uma cantora, pois adorava cantar. Nos anos iniciais de sua vida escolar estudou na Escola Municipal “José Lucas de Figueiredo”, zona rural do Povoado da Picada. Sempre foi uma boa aluna, fora as conversas e a bagunça.
Hoje, com 12 anos ainda continua estudando na mesma escola, onde está cursando o 8º Ano do Ensino Fundamental. Como estudante procura sempre estudar e fazer o máximo para ser uma boa aluna .Desde pequena desejou ser uma cantora, mas agora vendo que não tem vocação , deseja ser uma engenheira ambiental .
É uma jovem extrovertida, de estatura mediana, parda, cabelos castanhos claros e lisos, olhos castanhos escuros. Mora na fazenda Saco Comprido, na Zona rural da Picada, pertencente a Paraopeba.
Espera no futuro ser uma pessoa boa, humilde, feliz e que tenha muita saúde.
K. M.O.A.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário