segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Primeira Oficina







Vamos a nossa lª oficina
Iniciamos o nosso encontro com a TP3 Gêneros Textuais- Abordamos a Unidade 9
Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado.
Foi sugerido a seguinte atividade :
Em um envelope colocar os mais diferentes tipos de textos, propaganda, mapas, bula...
*Distribuir o envelope para o grupo.
*Separar pelos tipos de texto literário, crônico, narrativo.

Objetivo:
Observar se o aluno sabe identificar diferentes tipos de textos.
Depois de passado essa sugestão foi pedido que lessem o texto 9 TP 3 Unidade 9
Os dois garotos correram até a entrada da casa.”Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa: os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua casa era tão grande”,disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral que levava à garagem, que estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí” Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa , então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar.Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilometro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao obsevar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.
A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.
Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficava úmido e mofado uma vez que o encantamento arrebentara.
“Aqui é onde meu guarda suas coleções de selos e moedas raras”, disse Eduardo enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.
Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.”(Traduzido e adaptado de pitchert, j. & Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, journal of Education psychology, 1977, 69).

Propus que formassem grupos:
Cada grupo deveria produzir um texto com base nas referências do texto lido.
Vender a casa
Comprar a casa
Tentar tombar a casa
Alugar a casa.
Fizemos a socialização da atividade proposta.
Pegar um exemplo.

Em casa pedi que realizassem as tarefas... TP3 Unidade 9, no próximo encontro iríamos socializar...

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